+55 (11) 4071-6671 (11) 97639-7654

Válvulas Redutoras
Nova pagina 1
HIDRÁULICA PREDIAL - ESTAÇÕES REDUTORAS DE PRESSÃO
 
Na medida em que nossos edifícios crescem em altura, crescem também os problemas para manter as pressões, vazões e velocidade da água dentro dos parâmetros estabelecidos nas normas em todos os pontos das instalações e nem sempre conseguimos resolver estas questões satisfatoriamente. Em alguns casos porque não temos espaço suficiente para instalar adequadamente os equipamentos apropriados. Em outros porque o dimensionamento das redes e de dispositivos como filtros tipo Y interferem e comprometem a operação do sistema.

Especificação:

Antes de cotar um equipamento, é preciso definir o que se espera dele. Válvulas hidráulicas podem ser aplicadas para controlar a pressão de saída, a pressão de entrada, a vazão, o nível de um reservatório, o diferencial de pressão, a relação entre pressão de entrada e pressão de saída, entre outras aplicações. Estamos falando em controle de pressão e considerando este parâmetro, as válvulas são divididas em dois grupos:
 
1º - Válvulas Redutoras de Pressão tipo PROPORCIONAIS
 
São equipamentos que controlam o diferencial de pressão ou que mantém constante a relação entre pressão de entrada e pressão de saída. Em qualquer um destes casos, o parâmetro controlado não é a pressão. O Gráfico 01 mostra os resultados de um teste feito com um destes equipamentos que mantem a relação constante entre pressão de entrada e pressão de saída. Os testes foram feitos com vazões de 1, 5, 12 e 20 m³/h e observem que para 6 bar a montante, temos aproximadamente 2 bar a jusante e para 9 bar a montante, temos aproximadamente 3 bar na saída ou seja: Este modelo mantém a relação em 3 x 1 – pressão de saída sempre próxima de 1/3 da pressão de entrada.
Válvulas Redutoras Proporcionais são aplicadas para reduzir as pressões de prumadas de edificações muito elevadas, mas não devem ser aplicadas para alimentar diretamente os pontos de consumo, pois as oscilações de pressão de saída comprometem o conforto no banho. Além disso, não admitem regulagem ou precisam ser enviadas ao fabricante para qualquer ajuste. Você não pode errar em nada.
Principais Características:

- Proporcionam pressão de saída igual à uma fração constante da pressão de entrada.
- A pressão de saída sofre influência direta das oscilações da pressão da entrada.
Gráfico 01                                                                                                                    Vazão – m³ / h
 
2º - VÁLVULAS CONTROLADORAS DE PRESSÃO:

Podem ser divididas em dois sub grupos:


- VÁLVULAS CONTROLADORAS DE AÇÃO DIRETA:

São válvulas que controlam e mantêm estáveis as pressões de saída, em valores que variam com a demanda. Neste modelo, a pressão de saída é igual à pressão ajustada na válvula menos a perda de carga através da mesma, ou seja, para cada valor de vazão (que determina a perda de carga), temos uma pressão de saída diferente, estável, mas não constante.

 

Principal Característica:

Neste modelo, a pressão de saída da válvula é igual a pressão ajustada menos a perda de carga através da válvula.
A pressão de saída sofre influência direta da demanda. Quanto maior a vazão, maior a perda de carga através da válvula e menor a pressão de jusante, conforme mostra o Gráfico 2, abaixo:
 
Gráfico 2
 
- VÁLVULAS CONTROLADORAS PILOTADAS:
 
São equipamentos que controlam efetivamente a pressão. Em instalações prediais, estes equipamentos são aplicados para controle da pressão de saída, independentemente da oscilação normal da pressão de entrada ou de variações de demanda. Observem pelo Gráfico 03 que neste modelo, mesmo com oscilações da pressão de entrada, a pressão de saída permanece estável e constante. Se o controle da pressão no ponto de consumo é o seu objetivo, este é o modelo adequado, mas o funcionamento satisfatório destas válvulas depende muito do dimensionamento das prumadas que as abastecem, onde a velocidade não deve ultrapassar 2 m/seg. A regulagem das válvulas também depende das condições de trabalho informadas no pedido como as pressões de entrada, a de saída desejada além da vazão máxima calculada para o ponto de trabalho e desde que todos os cuidados necessários sejam tomados na instalação. Tais cuidados são informados pelos fabricantes e deles depende também a garantia dos equipamentos e dos resultados.
 
Principal Característica:

Este modelo mantém a pressão de saída estável e constante no ponto ajustado, independentemente das oscilações normais das pressões de entrada ou da demanda flutuante. É o único modelo com esta capacidade.

Gráfico 03

 
A BERMAD Brasil, tradicional fabricante de válvulas hidráulicas, mantém em sua fábrica de Leme, interior de São Paulo, uma bancada onde se pode testar estes equipamentos e simular situações que nos ajudam a visualizar os resultados que cada modelo pode proporcionar. Todos os meses, grupos de profissionais se reúnem na fábrica para conhecer os diversos modelos de válvulas e suas aplicações. Havendo interesse, entre em contato através do e-mail predial.br@bermad.com e informe-se sobre as próximas datas.

Roberto Pedroso Carvalho é Engenheiro Mecânico com especialização em Instalações Hidráulicas Prediais e responsável pela orientação técnica a Representantes e Clientes no Departamento Comercial da BERMAD BRASIL, segmento Predial.
Matérias

Megapress Pressurizadores - comercial@megapress.com.br -
+55 (11) 4071-6671
(11) 97639-7654