Como funcionam as bombas de circulação de água quente

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Como funcionam as bombas de circulacao de agua quente

Bombas de circulação são bombas blindadas bastante compactas de baixa potência destinada a fazer a circulação de água, normalmente água quente.

Bombas de baixo custo, podem ser utilizadas durante várias horas, silenciosas e suportam água quente até 95ºC.

É muito comum as bombas serem utilizadas em sistemas de água quente, porém possui uma infinidade de aplicações, indústrias, construção civil, sistemas de tratamento de água, sistema de aproveitamento de água e reuso, refrigeração. Acompanhe o artigo e veja mais sobre as funcionalidades das bombas de circulação.

Funcionalidades das bombas de circulação

A bomba de circulação é fundamental em sistemas de aquecimento solar que trabalham em circulação forçada, fazendo que a água circule pelos coletores solares e dessa forma aqueça a água. Também é utilizada em outros processos de aquecimento como a gás.

A bomba circuladora junto com um sistema de aquecimento faz manter a temperatura da água aquecida o mais próximo do ponto que será utilizada, estamos falando do sistema de retorno. Neste caso é primordial que haja um termostato e uma rede hidráulica de retorno, desta forma a bomba entrará em operação toda vez que a temperatura da sua tubulação abaixar, além da água quente chegar mais rápido você diminui o desperdício de água.

A bomba de circulação pode ser aplicada em processos de tratamento de água de chuva ou lençol freático, fazendo a recirculação da água através de componentes de filtragem ou de inserção de produtos químicos.

Como dimensionar o melhor modelo de bomba para minha necessidade?

A Megapress oferece dois modelos de bombas de circulação de água. Cada uma dessas bombas possuem uma curva de rendimento, um gráfico que mostra a pressão e a vazão,lembrando que é possível trabalhar em 3 velocidades diferentes.

Portanto, para cada modelo haverá 3 curvas. Neste caso, o ideal é escolher um modelo e a velocidade do ponto de vazão e pressão que melhor atenda sua necessidade, de preferência próximo ao meio da curva. Em caso de dúvidas você poderá consultar o suporte da Megapress que indicará o melhor modelo.

Nível de ruído das bombas de circulação de água quente

São bombas silenciosas, nível de ruído extremamente baixo em se tratando de bomba de água, pode-se instalar em vários tipos de ambientes.

Importante salientar que o ruído feito por qualquer bomba, pode ser potencializado dependendo do local e a instalação hidráulica tanto da rede quanto do próprio equipamento.

As qualidades das bombas de circulação são aproveitadas em estabelecimentos como:

  • Hotéis
  • Clubes esportivos
  • Academias de ginástica
  • SPAs
  • Hospitais
  • E qualquer estabelecimento que necessite manter a temperatura da água aquecida

Megapress

Nós, da Megapress, nos consolidamos no mercado por desenvolver e fabricar sistemas de pressurização de água e automação em que o foco principal é o de oferecer soluções com conforto, economia, sustentabilidade e confiabilidade.

Temos como valores o de sermos uma empresa reconhecida pelo mercado nacional como a melhor indústria no setor de pressurização e uso da água, oferecendo a nossos clientes atendimento diferenciado e soluções personalizadas no uso da água.

Atuamos em todo o território nacional atendendo a projetistas, construtoras e instaladores hidráulicos.

Esperamos o seu contato,

Até breve!

 

Gostou do artigo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Veja mais notícias