Residências de alto padrão sem reservatórios superiores: como garantir uma boa pressão de água?

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
residencias de alto padrao sem reservatorios superiores como garantir uma boa pressao de agua

Em um movimento que redefine o panorama arquitetônico e funcional das residências, a decisão de dispensar a tradicional caixa d’água no topo da casa está ganhando popularidade, trazendo consigo uma série de benefícios notáveis.

Além da estética moderna e inovadora, essa abordagem oferece vantagens que vão desde a praticidade até a eficiência estrutural. No entanto uma dúvida surge, como garantir uma boa pressão de água nessas casas sem reservatórios superiores?

Confira nesta matéria algumas considerações sobre este tema. Boa leitura!

Principais vantagens das residências sem caixa d’água superior

A seguir, destacamos alguns aspectos positivos de não ter uma caixa d’água superior na residência. Confira:

Estética

A remoção da caixa d’água do topo da casa contribui significativamente para uma estética mais limpa e moderna.

O design arquitetônico se beneficia da simplicidade, permitindo que as linhas da casa se destaquem sem a presença visualmente dominante de uma estrutura volumosa no alto onde é feita a instalação desses reservatórios.

Vazamentos e infiltrações

Em muitas construções, a caixa d’água no topo da casa representa uma carga significativa para a estrutura. Vale destacar ainda uma menor vulnerabilidade a vazamentos e infiltrações, pois as caixas d’água expostas no topo da casa podem ser suscetíveis a esse tipo de problema no decorrer dos anos.

Ou seja, teríamos então uma contribuição para a durabilidade e integridade da estrutura.

Manutenção

O acesso às caixas de água pode ser um problema também dificultando as operações de manutenção e limpeza que é essencial para garantir a qualidade da água.

A ausência da caixa elimina tarefas específicas de manutenção associadas a ela, poupando tempo e recursos.

Instalação ineficaz

Mesmo em residências onde a caixa de água fica na parte superior é comum a pressão de água não ser tão boa assim, gerando inconvenientes com relação ao conforto de um banho.

O uso de um pressurizador é fator essencial para um banho perfeito!

o uso de um pressurizador e fator essencial para um banho perfeito

Visto que a pressão da água é fator crucial para a qualidade do banho e que, nem sempre, isso tem a  ver com o fato de ter uma caixa superior na residência , é fundamental considerar a instalação de pressurizador para aumentar essa pressão.

Partindo deste requisito, quando falamos em instalações hidráulicas com uma caixa d’água no pavimento inferior não teríamos a questão da queda de água por gravidade a favor.

Logo, a questão do pressurizador também entraria em pauta como um item indispensável, sendo responsável por garantir uma pressão confortável nos pontos de consumo.

Podemos concluir que tanto para uma caixa d’água superior ou inferior o pressurizador seria um item muito importante como indicador de conforto ao se tomar um banho ou mesmo fazer uso de algum lavatório, torneira de jardim ou tarefas de serviço como encher uma máquina de lavar rapidamente.

Em suma, a decisão de dispensar a caixa d’água no topo da casa e adotar uma caixa inferior não é apenas uma escolha estética, mas uma abordagem inovadora que oferece benefícios tangíveis em termos de eficiência, manutenção e economia. À medida que a arquitetura residencial evolui, essa tendência destaca a importância de encontrar soluções adaptativas que atendam às necessidades específicas de cada casa, proporcionando um ambiente mais funcional e esteticamente agradável.

Como garantir um fornecimento de água confortável sem uma caixa d’água superior?

Para lidar com a questão da pressão da água, que pode ser um desafio sem uma caixa d’água superior, muitas residências estão adotando sistemas de pressurização. Esses sistemas garantem uma distribuição uniforme da água em toda a casa com ganhos na qualidade de vida, pois um banho com pressão proporciona prazer e relaxamento.

Na prática, o sistema de pressurização consiste em um equipamento composto por uma ou mais bombas, instalado na saída de água de um reservatório, neste caso localizado no piso inferior.

Tal solução atua aumentando a pressão da água ao se utilizar os pontos de consumo. Diferentemente dos métodos convencionais que dependem de uma caixa d’água elevada, a pressurização permite uma distribuição consistente da água em toda a residência.

A instalação de um sistema de pressurização é relativamente simples e pode ser realizada por profissionais qualificados. O pressurizador é conectado à tubulação de água e ajustado para garantir a pressão desejada.

Alguns modelos vêm equipados com sensores automáticos que ativam a bomba de água sempre que a pressão cai abaixo de um determinado valor.

Conheça alguns modelos com uma tecnologia avançada inclusive com a função “inverter” gerando economia de energia, clique aqui e saiba mais.

De fato, ao proporcionar conforto e eficiência, essa abordagem não apenas supera obstáculos, mas também destaca a importância da adaptação tecnológica para atender às necessidades específicas de cada residência. Para aqueles que buscam uma alternativa viável e eficaz, a pressurização de água surge como uma escolha inteligente e moderna.

Quer saber mais e transformar o seu banho na melhor experiência em casa com uma caixa de água inferior ou mesmo superior? Então, entre em contato conosco clicando aqui e fale com um especialista.

Imagens: divulgação

Gostou do artigo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Veja mais notícias