Saiba como funcionam residências sem reservatório superior

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

No Brasil, em geral, se utiliza reservatório de águas superior devendo, conforme altura da edificação, ser necessário reservatório inferior .

Reservatório Superior

O reservatório superior é utilizado para garantir a pressão mínima exigida por norma nos pontos de consumo. Assim este se localiza, em geral, no nível mais alto na edificação, normalmente na cobertura .

Podem ser moldados em concreto ou alvenaria, mas cada vez é mais frequente o emprego de  reservatórios industrializados produzidos com polietileno, fibrocimento ou metal.

As unidades ou ambientes imediatamente abaixo do reservatório superior, devido à eventual pequena diferença de altura, frequentemente, necessitam de sistema de pressurização suplementar para permitir mais conforto ao usuário, em especial nos chuveiros.

Reservatório Inferior

O reservatório inferior é utilizado quando a pressão da rede pública é insuficiente para abastecer o reservatório superior.

Isso ocorre geralmente em edificações com altura superior a 9 metros.

Deve ser previsto um local para a instalação da casa de bombas que são necessárias para o recalque da água para reservatório superior. 

Reservatórios nas edificações no Brasil 

Países desenvolvidos têm redes de distribuição de água altamente confiáveis a ponto de não necessitarem de reservatórios nas edificações, ou seja, a água vem pressurizada diretamente da rede pública até os pontos de consumo. Além disso, nestes locais, o reservatório não é necessário devido à confiabilidade do sistema.

No Brasil, estamos muito distantes desta realidade o que nos obriga a fazer armazenamento de água em reservatórios (caixas d’água), em geral instalados no ponto mais alto da edificação para posterior distribuição por gravidade. 

Há todavia alternativa que permite a instalação apenas de reservatório inferior, sendo a distribuição de água através de sistema pressurizado.

Esta alternativa permite aos arquitetos o desenvolvimento de projetos mais “puristas” resultando em estética diferenciada uma vez que o volume exigido pelo reservatório não será visualizado na cobertura.

Sistema de Pressurização Megapress Booster

A linha Booster da Megapress está presente em inúmeros projetos residenciais que utilizam apenas reservatórios de água potável ou mesmo de água de chuva inferiores.

A linha Booster da Megapress foi desenvolvida para atender situações de uso mais severas e é composta por equipamentos com duas bombas controladas por um único inversor de frequência e controlador Megapress. São fabricadas com bombas hidráulicas de até 7,5cv de potência e com vazões e pressões variadas, disponível nas tensões 220V mono ou bifásico até 3cv, 220V/ 380V Trifásico, em 440V sob consulta. 

A linha Booster poderá trabalhar com apenas uma bomba deixando a segunda bomba reserva (-2R) ou poderá trabalhar com as duas bombas juntas de maneira sequencial (-2S). Neste caso, como temos apenas um inversor a partida da segunda bomba será direta. Importante saber que em ambos os casos ocorre o revezamento automático de funcionamento das bombas.

Megapress: conforto e qualidade na pressão certa

A Megapress se consolidou no mercado por desenvolver e fabricar sistemas de pressurização de água e automação em que o foco principal é o de oferecer soluções com conforto, economia, sustentabilidade e confiabilidade.

Atuamos em todo o território nacional. Atendemos projetistas, construtoras e instaladores hidráulicos.

Consulte nossas linhas de pressurizadores de água no nosso SITE.

Se preferir, fale com um de nossos consultores AQUI.

Teremos o prazer em atendê-lo,

Até breve!

Veja mais notícias