Uso do pressurizador de água com aquecedor solar

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Uso do pressurizador de água com aquecedor solar

Em muitas situações, o reservatório de água fria de uma casa (caixa d’água) não tem altura suficiente para garantir uma boa pressão nos pontos de consumo. Assim torna-se necessária a utilização de um pressurizador de água. Normalmente esse dispositivo é instalado na saída da caixa d’água, alimentando toda a casa e também o reservatório de água quente, conhecido como boiler de água quente, ele pode ser aquecido com placas solares, resistência elétrica ou por meio de aquecedores de passagem a gás.

O aquecedor tipo boiler é um vaso comunicante, a água fria seja pressurizada ou não entra por um dos lados, sempre pela parte inferior e a água quente saí pelo lado oposto da parte superior distribuindo aos pontos de consumo da residência.

Como funciona o aquecedor solar

O sistema solar é composto de um reservatório e placas solares e pode funcionar de duas maneiras. Uma delas é por meio de Circulação Forçada, neste caso é utilizado um termostato e uma bomba que faz com que a água circule pelos coletores solares sempre que houver uma diferença de temperatura pré-determinada no controle.

A outra maneira, bem mais simples, é por meio da Circulação Natural, conhecido como termo-sifão, neste caso a caixa d’água, o boiler e as placas devem ser instalados de forma estratégica de maneira que a água circule de forma natural, apenas pela diferença de temperatura. Caso a instalação não esteja plenamente correta pode se perder a eficácia do processo de aquecimento ou até mesmo não ocorrer.

Em ambos os tipos de instalação pode ser instalado um pressurizador da forma tradicional, na saída da caixa d’água. No entanto, é importante saber as características do boiler, pois no mercado brasileiro há opções de boiler com um custo reduzido, ou seja, com chapa muito fina e insuficiente para suportar pressão, que são os conhecidos aquecedores de baixa pressão. Neste tipo de equipamento não é possível pressurizar devido a baixa resistência do produto e também por exigem um respiro em sua instalação.

No caso dos aquecedores de baixa pressão, a única solução encontrada é realizar a pressurização na saída do boiler, neste caso são os pressurizadores pós boiler, equipamentos mais limitados em relação a pressão e vazão. O modelo Megapress Fit 16/7 é uma ótima opção, no entanto, são necessários dois pressurizadores, um para trabalhar a água fria e outro a água quente.

 

VEJA MAIS SOBRE NOSSOS PREZURIDADORES NESSE LINK AQUI

 

Já os aquecedores de alta pressão, aqueles que suportam trabalhar com mais pressão, exigem um investimento maior por ser um produto mais estruturado, além de necessitarem de válvulas de segurança-alívio, quebra-vácuo e eliminadora de ar, uma vez que são equipamentos herméticos. A vantagem é que neste tipo de produto é possível trabalhar com um único sistema de pressurização sem limitações de vazão e pressão a depender da especificação do boiler.

Por se tratar de um assunto muito complexo e com variantes é muito importante que antes de adquirir seu aquecedor solar e/ou seu pressurizador de água você consulte uma empresa especializada, pois nem sempre as instalações são favoráveis para o bom funcionamento e desempenho dos produtos.

Fabricação de sistemas para pressurização de água

Nós, da Megapress, nos consolidamos no mercado por desenvolver e fabricar sistemas de pressurização de água e automação em que o foco principal é o de oferecer soluções com conforto, economia, sustentabilidade e confiabilidade.

Atuamos em todo o território nacional.

Consulte nossas linhas de pressurizadores de água no nosso SITE.

Se preferir, fale com um de nossos consultores AQUI.

Teremos o prazer em atendê-lo,

Até breve!

Gostou do artigo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Veja mais notícias