As vantagens do uso de Inversor de Frequência em bombas de água

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
as vantagens do uso de inversor de frequencia em bombas de agua

Se você quer reduzir custos e aumentar a eficiência de sua bomba de água, uma das alternativas mais eficazes e inteligentes para isso é usar um inversor de frequência como fonte de energia.

Mas muito além dessa economia comprovada, o uso desse equipamento nos setores de bombeamento pode agregar muitas outras vantagens e benefícios práticos.

E é justamente isso que vamos abordar ao longo de nosso material. Quer saber mais sobre as vantagens de usar um inversor de frequência em bombas de água e os resultados que isso pode gerar para a sua casa ou empresa?

Então, continue até o final e tome nota das dicas que separamos. Boa leitura!

Quais são os benefícios do inversor de frequência em bombas de água?

Cada vez mais, tem-se usado os inversores de frequência para o bombeamento de água, vistas os inúmeros benefícios agregados por este equipamento na prática.

E para exemplificar isso melhor, nós destacamos alguns fatores indiscutíveis. Confira!

Economia de energia elétrica

Sem dúvidas, o primeiro benefício do uso de um inversor de frequência na bomba de água se refere à redução de custos com energia elétrica, já que o equipamento controla a potência do motor em função do consumo de água evitando o desperdício de energia quando não é necessário manter a bomba na potência máxima, sistema sem inversor. Também há um ganho de energia no momento da partida da bomba, pois é sempre realizada de forma suave.

Para se ter uma ideia, tal economia pode chegar ao patamar de 40% em relação aos motores sem o equipamento.

Aumento da vida útil do motor

No que se refere à vida útil do motor, é completamente possível aumentar este prazo e evitar desgastes que poderão comprometer a qualidade e o bom funcionamento do motor da bomba de água.

Afinal, o inversor de frequência garante partidas bem mais suaves e sem gerar aquecimento ou picos, além de trabalhar apenas dentro da faixa programada do sistema, que na maioria das vezes, é abaixo do limite da bomba.

Em outras palavras, o inversor de frequência exige menos esforço do motor da bomba de água, aumentando assim sua durabilidade e tempo de vida.

Evita queimas do motor

O inversor de frequência também evita a queima de motores em processos no qual há partidas sucessivas, haja vista que os sistemas de bombeamento sem inversor não suportam muitas partidas por hora devido ao aquecimento gerado pelo pico de partida.

Por sua vez, o uso de um inversor de frequência nas bombas de águas permite inúmeras partidas/hora, haja vista que a partida ocorre de forma escalonada.

Mais eficiência na pressurização

Em especial nos sistemas de pressurização de água, o inversor de frequência permite programar e manter a pressão da água de forma constante e sem oscilações, proporcionando assim mais conforto e um bem-estar no momento do banho.

Hoje em dia, em algumas aplicações, o uso de um sistema de pressurização inteligente com inversor de frequência é um requisito fundamental para a qualidade e eficiência do sistema.

Em resumo, essas são algumas dicas essenciais e principais vantagens sobre o uso de inversores de frequência em bombas de água e como essa junção de fatores pode agregar economia e outros benefícios ao seu sistema de bombeamento.

Quer saber mais sobre o tema e contar com soluções completas para bombeamento e pressurização de água? Então, converse com um de nossos especialistas e conheças os diferenciais da Megapress.

(Imagem: divulgação)

Gostou do artigo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Veja mais notícias