Chuveiro e ducha: qual escolher?

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
chuveiro e ducha qual escolher

Afinal de contas, chuveiro e ducha não são apenas sinônimos, ou seja, duas palavras que significam a mesma coisa?

Quem pensa dessa maneira está enganado, pois, apesar das duas opções possibilitarem o conforto de um bom banho, são peças diferenciadas e com características próprias.

De maneira rústica, esses equipamentos já existiam na Grécia no ano de 1.300 a.C., porém, foi em 1872 que o francês Françoi Merri Delabost criou o primeiro modelo na versão doméstica que conhecemos hoje.

Poucos sabem disso, mas o primeiro equipamento utilizado nos banhos aquecido via eletricidade (chuveiro) foi uma invenção brasileira, desenvolvida pelo engenheiro Francisco Canho, residente na cidade de Jaú, no estado de São Paulo na década de 1940.

Neste post, você conhecerá a diferença entre chuveiro e ducha e qual deles atenderá as necessidades de sua casa ou empreendimento. Continue lendo e saiba mais sobre esse interessante assunto!

Existe diferença entre chuveiro e ducha?

Apesar de chuveiro e ducha serem tratados como um equipamento que possibilita um banho agradável, cada um deles possui particularidades que veremos na sequência.

A partir dessas informações, você reconhecerá qual equipamento está instalado na sua casa, no clube ou na academia.

Particularidades do chuveiro

O chuveiro é um equipamento projetado com o objetivo de aquecer a água sem a necessidade da utilização de uma fonte alternativa para isso.

O equipamento possui uma resistência, onde recebe a água fria através de uma tubulação que irá esquentar e liberar a água em uma temperatura adequada para o conforto do banho.

Diante dessa realidade, a vazão do chuveiro é menor que a da ducha, no entanto, existem chuveiros de maior potência que permitem uma melhora, nesses casos, é necessário avaliar se a rede elétrica está dimensionada para alimentar o aparelho.

Para a instalação desse equipamento, são necessários:

  • ponto de água,
  • ponto de energia elétrica para alimentar a resistência.

Particularidades da ducha

particularidades da ducha

A ducha é um equipamento que recebe a água já na temperatura quente, pois necessita de um aquecedor (gás, elétrico ou energia solar) que realiza essa função.

Sua instalação pode ser feita na parede ou no teto, necessitando apenas do ponto de água.

Em função dessa característica a ducha é mais econômica em termos de consumo de energia elétrica, porém, o consumo de água será um pouco maior, em contrapartida, a qualidade do banho será substancialmente melhor.

Qual escolher?

A escolha entre o chuveiro e ducha depende fundamentalmente da estrutura da edificação onde o equipamento será instalado.

Portanto, se a intenção é a de obter um banho quente sem a necessidade da montagem de uma estrutura de aquecimento, o chuveiro atenderá perfeitamente.

A ducha, por sua vez, é uma ótima opção para ambientes onde existe apenas a necessidade de água fria, como, por exemplo, banheiros de ginásios, estádios, academias e ambientes de práticas desportivas, especialmente nas localidades onde naturalmente a temperatura é elevada.

Também é interessante nos locais onde deseja-se concentrar o aquecimento de água para diversos ambientes.

Essa opção é bastante adotada por:

  • hotéis,
  • motéis,
  • academias,
  • etc.

Muitas residências também utilizam duchas, pois o sistema de aquecimento de água é único e atende vários outros pontos e ambientes.

Onde comprar?

onde comprar

O chuveiro e ducha pode ser comprados nas mais variadas lojas, como:

  • materiais de construção,
  • magazines,
  • supermercados, etc.

O mercado oferece modelos nos mais diversos estilos e de acordo com o desejo do consumidor.

Por trás desses produtos existem tecnologias que também podem ser utilizadas e que colaboram efetivamente na qualidade do banho, como, por exemplo:

Como se observa, não faltam soluções para tornar o sistema hidráulico de sua residência ou do seu negócio exatamente da maneira que você deseja.

Para saber mais a respeito dessas soluções e garantir qualidade ao seu projeto, conheça a Megapress, uma empresa especializada no assunto que atende em todo o território nacional, seja para projetistas, construtoras e instaladores hidráulicos!

(Imagens: divulgação)

Gostou do artigo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Veja mais notícias