Como reduzir gastos de energia com o seu banho?

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
como reduzir gastos de energia com o seu banho

Reduzir gastos de energia com o banho é assumir um importante compromisso com o seu bolso e com a preservação do meio ambiente. Por isso, aplicar boas práticas no seu dia a dia e conhecer algumas alternativas modernas e eficientes em relação a novos equipamentos podem contribuir muito para as suas contas no final do mês e, de quebra, tornar a sua rotina mais sustentável.

Pensando nisso, nós preparamos este post com algumas dicas infalíveis de como economizar no banho, sem abrir mão da qualidade e do conforto de sua ducha.

Quer conferir? Então, vamos às dicas e boa leitura!

4 dicas essenciais para reduzir gastos de energia no banho

De boas práticas a simples investimentos no seu sistema hidráulico, o seu banho diário pode se tornar muito mais econômico e sustentável, além de garantir o conforto completo que todo mundo deseja nesse momento.

Confira aí!

1. Feche a ducha enquanto se ensaboa

Dica clássica e simples, mas que, cá entre nós, muita gente esquece de aplicar na prática! Por isso, busque mudar esse hábito no dia a dia e, se necessário, recorra a algum lembrete visual, tal como um adesivo ou algum sinal que reforce essa necessidade.

Ah! E também tente incentivar tal prática aos demais moradores da propriedade, bem como familiares, amigos, filhos, companheiros(as) e até mesmo visitantes. Todo mundo fazendo a sua parte!

2. Use a temperatura certa para cada estação

Em geral, os chuveiros costumam oferecer diferentes tipos de temperatura para água, o que consequentemente, demanda consumos também diferentes de energia. Ou seja, quanto mais quente, maior será o custo.

Por isso, outra dica para reduzir gastos de energia com o banho é se atentar a essa marcação e adaptá-la conforme a necessidade de uso. Por exemplo, em dias mais quentes, usar a opção fria ou, pelo menos, no verão. Na soma geral, essa simples prática contribui muito!

3. Evite banhos muito demorados

Um bom banho não está relacionado ao tempo no banheiro! Pelo contrário, isso pode, simplesmente, aumentar os gastos de energia elétrica sem necessidade!

Sendo assim, por mais prazeroso e confortável que seja o seu banho, se quer mesmo reduzir custos, é fundamental ser mais dinâmico e eficiente. E isso de nada tem a ver com pressa ou abrir mão da qualidade.

Estamos falando em otimização e melhor aproveitamento possível do tempo, sem desperdícios!

4. Pesquise sobre inversores de frequência

Se em sua casa o aquecimento da água for solar ou a gás e tem um pressurizador para aumentar a pressão, dê sempre preferência a modelos de bombas com inversor de frequência.

Basicamente, o inversor de frequência é um equipamento que controla a rotação de funcionamento do motor para manter a pressão de forma constante, evitando desperdícios de energia, devido ao motor da bomba consumir apenas o necessário para a vazão de água que está sendo consumida.

Ou seja, a implementação de um inversor de frequência permite reduzir custos com o banho, sem abrir mão da qualidade e do conforto de sua ducha.

E se você ainda somar essa com as demais dicas anteriores, pode ter certeza de um banho perfeito e, o melhor, com mais dinheiro na carteira no final do mês.

Curtiu as dicas de como reduzir gastos de energia com o banho? Então, compartilhe o post e aproveite para marcar amigos e familiares que também podem contribuir com essas ideias.

(Imagem: divulgação)

Gostou do artigo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Veja mais notícias