Bombas de circulação: quando realizar a recirculação?

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
bombas de circulacao quando realizar a recirculacao

Nas instalações onde há sistemas centrais de aquecimento é comum aguardar a água quente chegar ao abrir um chuveiro, enquanto neste tempo vemos a água ir literalmente para o ralo. Para evitar esse desperdício, as bombas de circulação na função de retorno de água quente diminuem o tempo de chegada da água na temperatura ideal.

Pontos de água quente na cozinha ou área de serviço também sofrem com o tempo de chegada e colaboram com o aumento da sua conta de água, portanto, um excelente sistema de retorno atrelado a um bom sistema de aquecimento permite economizar água e proporcionar agilidade e muito conforto.

Neste post, apresentaremos as bombas de circulação, o que são, sua utilidade e quando realizar o retorno. Continue lendo e saiba mais a esse respeito!

Como funcionam as bombas de circulação de água?

As bombas de circulação são equipamentos que colaboram com os sistemas de aquecimento de água de forma geral.

Normalmente são utilizadas no retorno de água, pauta deste artigo, como também no processo de aquecimento, principalmente em sistemas de aquecimento solar e a gás com uso conjugado de reservatório com aquecedor de passagem.

Em sistemas de retorno, sua instalação evita que grande quantidade de água seja desperdiçada em função da espera necessária para que o aquecimento ocorra, colaborando com:

  • meio ambiente,
  • economia desse precioso líquido,
  • diminuição da conta no final do mês.

O sistema permite que a recirculação ocorra, ou seja, todo o líquido que fica nos canos entre o aquecedor e o chuveiro seja reutilizado.

Em resumo, as bombas de circulação têm por objetivo pegar toda essa água fria e reenviar para o aquecedor evitando que seja jogada no ralo.

Quando é necessário realizar a recirculação?

O retorno de água é necessário sempre que exista um tempo de espera para que a água quente chegue até o ponto de consumo.

Essa situação se dá em função da distância entre o aquecedor e o ponto onde o líquido será utilizado.

Quanto maior essa distância, mais desperdício estará acontecendo.

O desperdício normalmente é muito grande, principalmente em locais como:

  • casas grandes,
  • hotéis,
  • academias,
  • ginásios e estádios.

Como é composto um sistema de recirculação?

Para a instalação do retorno de água quente é necessário que haja uma infraestrutura prevista no projeto, basicamente a tubulação de saída de água quente do sistema de aquecimento deve circular por todo os ambientes que receberão água quente até o ponto ou ambiente mais distante, a partir daí essa rede deverá voltar até o aquecedor, local que será instalado o sistema de retorno.

Com a bomba de circulação será necessária a instalação de um termostato para medir a temperatura da água e informar quando a bomba deve ou não entrar em operação.

Quando a temperatura cair, o termostato acionará a bomba, fazendo que a água quente do sistema de aquecimento ocupe o espaço da água mais fria que está parada na tubulação, ao atingir a temperatura programada no termostato a bomba desliga.

Conheça a Megapress!

conheca a megapress

Como se observa, as bombas de circulação são excelentes ferramentas para a eliminação do desperdício de água.

O investimento realizado na instalação desta solução, além de responder por uma economia financeira com relação ao pagamento da taxa mensal cobrada pelas empresas de saneamento básico, colabora efetivamente na sustentabilidade do planeta.

A Megapress é uma empresa especializada no assunto, desenvolvendo e fabricando soluções que oferecem a seus clientes:

  • conforto,
  • economia,
  • sustentabilidade,
  • confiabilidade.

 

Atendendo a todo o Brasil, são milhares de clientes que contam com a tecnologia de ponta e produtos de alta qualidade desenvolvidos pela empresa.

Para conhecer mais a respeito e implantar as bombas de circulação em seus projetos, acesse nosso site e confira a estrutura e produtos que disponibilizamos ao mercado!

(Imagens: divulgação)

Gostou do artigo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Veja mais notícias