Quais as diferenças entre o pressurizador e a bomba de água?

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
quais as diferencas entre pressurizador e bomba de agua

Na obra hidrossanitária de um imóvel, os temas mais importantes são o fluxo e a pressão da água. Nesse sentido, entender a diferença entre uma bomba de água e um pressurizador é fundamental para garantir que você tenha a melhor funcionalidade na sua casa.

Com avanço de equipamentos como aquecedores, chuveiros elétricos, eletrodomésticos, filtros de água, entre outros, a corrente de água precisa acompanhar e ter uma boa capacidade. Do contrário, esses itens podem não performar conforme esperado em atividades diárias.

Por esse motivo, hoje iremos explicar a diferença entre eles para que você entenda quando cada um será utilizado no dia a dia.

O que é uma bomba de água?

É um equipamento utilizado para transferir água de um ponto a outro, as bombas possuem dois elementos, o bombeador, local onde a água irá passar e adquirir o aumento de velocidade aumentando a vazão e a pressão da água e o motor que é responsável por movimentar os rotores do bombeador.

Os exemplos mais comuns de bombas são as utilizadas nas piscinas, neste caso responsável pela circulação da água da piscina através do sistema de filtragem e posterior retorno.

Tem vários tipos de bombas com diversas características segue exemplo de algumas aplicações que utilizam bombas: as utilizadas nos sistemas de pressurização, em sistema de aquecimento, drenagem, tratamento de água e até esgoto, apesar das diferenças técnicas todas elas seguem o mesmo conceito de funcionamento.

Importante salientar que as bombas costumam ter alguma automação, afim de controlar o liga e desliga, que poderá ser por uma boia, um termostato ou simplesmente uma chave de acionamento entre outras.

O que é pressurizador?

Antes de mais nada, precisamos entender como funciona a pressão da água. A força exercida naturalmente é a gravidade e, por esse motivo, as caixas d’águas ficam no pavimento superior da casa, entretanto, nem sempre isso é suficiente para garantir uma boa pressão de água.

Sendo assim, surge a necessidade de um pressurizador que nada mais é que um sistema que permite aumentar a pressão e o volume de água de forma mecânica através de uma motobomba.

Todo sistema de pressurização é formado por uma ou mais motobombas com algum tipo de automação, que permite que o seu funcionamento seja automático, desta forma quando um ponto de consumo for aberto o sistema entra em operação. Há alguns tipos de automação como: Fluxostato, é aquele que a bomba liga e desliga na ocorrência de fluxo de água, pressostato, é aquele que mantém a rede com uma pressão mínima, quando a pressão cai a bomba é acionada, sistema com inversor de frequência opera de forma semelhante aos sistemas com pressostato, porém possui o controle da velocidade do motor e mantendo a pressão de água constante, esse sistema é o que oferece mais conforto e econômia.

Pressurizador e Bomba de Água: quando escolher?

Em resumo, a primeira coisa é entender as necessidades e as aplicações que deverão ser solucionadas, desta forma é possível escolher a bomba ou pressurizador correto no que se refere a vazão e pressão.

Caso você ainda não saiba identificar se o pressurizador e a bomba de água atendem a sua demanda, a melhor maneira de fazer isso é conversar com uma empresa especializada.

A Megapress, por exemplo, é uma especialista nacional em soluções hidráulicas e muito conhecida no mercado de construção civil.

Quer saber como podemos te ajudar ainda mais? Então aproveite e entre em contato conosco para conhecer sobre nossas soluções! Estamos em nosso site ou pelo WhatsApp.

Gostou do artigo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Veja mais notícias